Viver em Rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Início » Blog » Temas de Redações » Viver em Rede no século XXI: os limites entre o público e o privado

Viver em Rede no século XXI: os limites entre o público e o privado" é o tema escolhido pela nossa equipe do Redação Perfeita para o seu treinamento

Por: | 2018-02-09T16:14:06+00:00 19 de outubro de 2017|Temas de Redações|

Viver em Rede no século XXI: os limites entre o público e o privado“Viver em Rede no século XXI: os limites entre o público e o privado” é o tema escolhido pela nossa equipe do Redação Perfeita para o seu treinamento para a Redação Nota Mil do Enem.

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema. Apresente apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto I

Liberdade sem Fio

A ONU acaba de declarar o acesso à rede um direito fundamental do ser humano assim como saúde, moradia e educação. No mundo todo, pessoas começam a abrir seus sinais privados de wi-fi, organizações e governos se mobilizam para expandir a rede para espaços públicos e regiões aonde ela ainda não chega, com acesso livre e gratuito.

ROSA, G.; SANTOS, P. Galileu. Nº 240, jul. 2011 (fragmento).

Texto II

A Internet tem ouvidos e memória

Uma pesquisa da consultoria Forrester Research revela que, nos Estados Unidos, a população já passou mais tempo conectada à internet do que em frente à televisão. Os hábitos estão mudando. No Brasil, as pessoas já gastam cerca de 20% de seu tempo on-line em redes sociais. A grande maioria dos internautas (72%, de acordo com o Ibope Mídia) pretende criar, acessar e manter um perfil em rede. “Faz parte da própria socialização do indivíduo do século XXI estar numa rede social. Não estar equivale a não ter uma identidade ou um número de telefone no passado?, acredita Alessandro Barbosa Lima, CEO da e.Life, empresa de monitoração e análise de mídias.
As redes sociais são ótimas para disseminar ideias, tonar alguém popular e também arruinar reputação. Um dos maiores desafios dos usuários de internet é saber ponderar o que se publica nela. Especialistas recomendam que não se deve publicar o que não se fala em público, pois a internet é um ambiente social e, ao contrário do que se pensa, a rede não acoberta anonimato, uma vez que mesmo quem se esconde atrás de um pseudônimo pode ser rastreado e identificado. Aqueles que, por impulso, se exaltam e cometem gafes podem pagar caro.

Disponível em: http://www.terra.com.br. Acesso em: 30 jun. 2011 (adaptado)

Separamos alguns itens úteis para ajudar na sua produção textual

  1. http://bit.ly/2yTDoLy
  2. http://bit.ly/2xQPdwS

Entenda como funciona cada competência

      1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
        Essa é a primeira competência a ser avaliada em seu texto é o domínio da modalidade escrita formal da língua. Aprenda tudo sobre essa competência. Clique aqui
      2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
        segundo aspecto a ser avaliado em seu texto é a compreensão da proposta de redação. Aprenda tudo sobre essa competência. Clique aqui
      3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
        terceiro aspecto a ser avaliado em seu texto é a forma como você, em seu texto, seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista defendido como tese. Aprenda tudo sobre essa competência. Clique aqui
      4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
        Os aspectos a serem avaliados nesta quarta competência dizem respeito à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. Aprenda tudo sobre essa competência. Clique aqui
      5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
        quinto aspecto a ser avaliado em seu texto é a apresentação de proposta de intervenção para o problema abordado.

 

O que leva ao ZERO na redação

A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir:

– fuga total ao tema;

– não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;

– extensão de até 7 linhas;

– cópia de texto motivador;

– impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;

– parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

– desrespeito aos direitos humanos; e

– folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho

Atualize-se

Os temas de redação cobrados no Enem, em todas as edições, são recortes da vida cotidiana retirados dos noticiários. Sendo assim, estar atualizado é um dos fatores cruciais para uma boa produção textual.

As redações do Enem devem ser produzidas de acordo com o conhecimento de mundo do aluno, pois, obrigatoriamente, uma das exigências da prova é que seja dada a opinião de quem escreve. Por isso, o estilo dissertativa – argumentativa.

Argumentar  e defender um ponto de vista sobre determinado assunto o qual o aluno têm conhecimento torna o processo de produção mais fácil. Assim, esse fator aliado às técnicas que devem ser utilizadas de acordo com os critérios de correção baseados em cada competência pode transformar uma ideia em um grande texto, ou seja, numa Redação Nota Mil.

A estrutura das redações do Enem tem critérios diferenciados para cada competência as quais o candidato deve estar familiarizado com elas.

E é isso que propõe a equipe do Redação Perfeita: que você aprenda a fazer o melhor texto da sua vida a cada texto que produzir! Aqui, você vai aprender com nossos especialistas a organizar as suas ideias de maneiras a levar a sua redação à Nota Mil.

Equipe do Redação Perfeita

Comentários