Verbo ‘responder’ e sua transitividade

Início » Blog » Dicas » Verbo ‘responder’ e sua transitividade
Por: | 2017-08-17T08:44:17+00:00 25 de julho de 2016|Dicas|

Responder-questõesVerbos são alvos de muitas dúvidas, afinal, estudar transitividade é um trabalho que demanda atenção e muito treinamento, pois tudo depende do contexto em que ele se encaixa. Se você perguntar qual a transitividade do verbo “responder”, de cara se ouve: transitivo indireto. Daí, você se assusta porque está acostumado a dizer: “eu respondo questões de provas todos os dias”. Mas, cadê a preposição?  É normal o nosso costume de omitir a preposição. Mas, nesse caso, não pode não, tá?

Mas, sim, na maioria das vezes, o verbo “responder” é transitivo indireto, mesmo que não esteja ligado ao complemento pessoa. Sendo assim, a frase correta será: “Eu respondo a questões ou às questões (se precisar de artigo) de provas todos os dias”.

Por outro lado, lembra-se do tal contexto que lhe falei? Então, o verbo responder pode ser transitivo direto se ele ‘declarar’ alguma coisa. Por exemplo, “Cláudia respondeu que vai estudar mais”.

Meu caro estudante, nunca se esqueça de que Língua Portuguesa não é uma ciência exata, pois sempre vai depender do ‘tal’ contexto.

Mas, isso, é uma questão de conhecimento e prática, como eu disse anteriormente, e nada melhor que um bom treinamento para você ficar ‘afiado’ em verbos.

Bons estudos!

Cláudia Jones, redatora dos blogs Qconcursos.com e Redação Perfeita.

 

Comentários