Provavelmente a dupla conhecia o modo correto de grafar a frase, mas aí não ia ter rima, né? Afinal, com a licença poética, estética musical é prioridade!
“Telefone Mudo” é uma das músicas que são bem pedidas nas rádios do Brasil. Então, a gente aproveita para dar aquela ‘analisada básica’ para saber como a licença poética foi usada nessa música! Vamos lá.
“Porque já estou cansado de ser o remédio/Pra curar seu tédio/Quando seus amores não lhe satisfaz”
Quem não reconhece Milionário e José Rico, não é mesmo? Ninguém melhor para curtir aquela dor de cotovelo… Agora, será que dá pra reconhecer o desvio da norma culta que aparece na letra da música Telefone Mudo? Tomara que sim!
Se você diagnosticou o problema como sendo a concordância do verbo satisfazer, está certíssimo! Vamos descobrir qual o remédio pra esse uso da licença poética?
Na frase citada, “seus amores” é o sujeito do período, portanto o verbo “satisfazer” deve concordar com ele.
Levando em conta que o sujeito é plural, o verbo também deve estar conjugado no plural, não é mesmo?
Sendo assim, se “meus amores” é a terceira pessoa do plural, o verbo deve estar nessa mesma concordância: “Quando seus amores não lhe satisfazem”
Sabemos que, provavelmente, a dupla conhecia a maneira correta de grafar a frase, mas aí não ia ter rima, né? Você já sabe: com a licença poética, estética musical é prioridade!
Deu pra entender o desvio contido na música Telefone Mudo? Então agora é só colocar em prática tudo que aprendeu e ficar ligado no site que no dia da prova não vai ter sofrência! É aprovação imediata!
Para você que adora música, como eu, aproveita e veja outros erros cometidos nas músicas sob a chancela da Licença Poética. Clique aqui!
Essas dicas são importantes para sua revisão diária em Língua Portuguesa. Que tal conhecer um pouquinho o site do Redação Perfeita?
Colaborou: Luana Magalhães, graduanda em Letras