Retificar ou ratificar: qual está certo?

Início » Blog » Dicas » Ortografia » Retificar ou ratificar: qual está certo?

Esses dois verbinhos tão parecidos, separados um do outro por apenas uma vogal, podem muito bem pregar peças nos concursandos

Por: | 2017-08-17T08:43:53+00:00 08 de março de 2017|Ortografia|

Retificar ou ratificarRetificar ou ratificar – em quais contextos devo utilizar esses verbos e como não confundir um com o outro?

Esses dois verbinhos tão parecidos, separados um do outro por apenas uma vogal, podem muito bem pregar peças nos concursandos que decidirem fazer uso de um deles (ou de ambos) na hora de escrever a redação.

Pois bem, apesar de realmente serem semelhantes, é preciso estar atento ao significado desses verbos, pois eles expressam ações praticamente opostas.

Ratificar significa validar, comprovar, corroborar, enquanto que retificar é o mesmo que corrigir, emendar, pois é um verbo que deriva da ação de tornar reto, dar retidão a algo; e essa é uma dica valiosa para quando for usar um dos dois verbos.

Vejamos agora algumas frases nas quais esses verbos são utilizados corretamente:

“O diretor retificou os equívocos cometidos pelos funcionários e os advertiu quanto à falha”. (ou seja, o diretor corrigiu os equívocos dos funcionários).

“A testemunha de defesa ratificou a declaração do réu que fora acusado injustamente, colaborando para que este fosse inocentado”. (neste caso, a testemunha confirmou, corroborou a declaração do réu).

Semelhança tem nome

Essas palavras, tão semelhantes na grafia e na sonoridade, são chamadas de parônimas e são bem mais comuns do que possamos imaginar.

Eis alguns exemplos:

Absolver (inocentar) – Absorver (aspirar, sorver)

Cavaleiro (aquele que cavalga) – Cavalheiro (homem de trato gentil com o próximo)

Eminente (alto, elevado) – Iminente (o que está prestes a acontecer)

Emergir (sair de onde estava mergulhado, manifestar-se) – Imergir (afundar, mergulhar)

Recrear (proporcionar recreio, divertir) – Recriar (criar outra vez)

Tráfego (trânsito) – Tráfico (comércio ilegal)

Viram?Agora você já sabe quando usar Retificar ou ratificar na sua redação! Esperamos que essas dicas os ajudem a retificar alguns erros que, por acaso, antes eram cometidos.

Aproveite e treine questões online de Língua Portuguesa pelo Qconcursos.com

Já pensou em treinar suas redações e tê-las corrigidas por uma equipe sensacional? Cadastre-se no Redação Perfeita e saiba como transformar a sua redação no melhor texto da sua vida!

Cláudia Jones, redatora do Qconcursos.com e do redação Perfeita com a colaboração do professor de Língua Portuguesa Rodrigo Teixeira.

Encontrou algum erro? Notifique-nos para acertarmos cada vez mais! ?

Comente no nosso post e dê a sua contribuição! Vai ser legal saber o que você pensa sobre esse assunto. 😉

Assista ao vídeo abaixo e entenda como funciona o Redação Perfeita.

Comentários