O candidato deve entender o que a banca exige em relação ao tema. Foram apresentados três textos motivacionais para o apoio da produção textual do aluno
O tema “Preservação do espaço público: um compromisso do cidadão com a sua cidade” foi o assunto que o candidato deveria desenvolver uma dissertação- argumentativa para o concurso do Banco do Brasil para escriturário em 2015.
A prova de redação foi de , de caráter eliminatório e valia até 100,0 (cem) pontos.
O concurso foi organizado pela banca Cesgranrio. E, esse, é o tema que a equipe do Redação Perfeita escolheu para você manter o treinamento afinado e dissertar sobre um assunto que sempre estará atual.
O candidato deve ter em mente o que a banca exige do candidato em relação a esse tema. Para a elaboração do tema foram apresentados três textos motivacionais para o apoio da produção textual do aluno.
De acordo com o edital de 2015, a prova de redação propunha ao candidato uma dissertação – argumentativa, visando avaliar a capacidade de fundamentação e conclusão, clareza da exposição e o domínio da norma culta na modalidade escrita do idioma. Sendo assim, é muito importante atentar-se ao detalhe de que estar me dia com a gramática é essencial para contribuir para o bom êxito nessa prova.
Critérios de avaliação do edital 2015
A Redação será avaliada conforme os critérios a seguir:
- adequação ao tema proposto;
- adequação ao tipo de texto solicitado;
- emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto);
- capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto;
- pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de
concordância, de regência e de colocação).
Veja aulas e questões online de língua portuguesa
Dadas as orientações de acordo com o edital desse concurso vamos às orientações da Folha de Prova:
Textos motivacionais
O Banco do Brasil é um banco de mercado com espírito público. Nesse contexto, este é um momento propício para refletir sobre o aspecto do amplo e inesgotável debate em torno da solidificação da cidadania brasileira: o papel de cada um na preservação do espaço público.
Para situar a discussão, são oferecidos os textos abaixo, que devem ser usados como motivadores para a produção de uma redação. Não os copie.
Ao contrário dos animais que não trabalham, pois sua situação não é deliberadas, o trabalho humano é uma ação transformadora da realidade, dirigida por finalidades conscientes. Ademais, a ação humana é coletiva e pautada pela linguagem e pelo pensamento, tornando possível a formação do mundo cultural.
No esforço da manutenção da própria vida, os homens passam a produzir os meios de sua própria existência, intervindo, modificando e adaptando a natureza às suas necessidades.
(SALIM, J.J. Sobre pessoas e organizações. IN. FARO, C (Org.). Administração bancária: uma visão aplicada. Rio de Janeiro: editora FGV, 2014, p.235. Adaptado.)
Eu amo a rua. Somos irmãos,nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a próprias vida, resiste às idades e épocas. Tudo se transforma, tudo varia – o amor, o ódio, o egoísmo. Os séculos passam, deslizam, levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis. Só persiste e fica, legado das gerações cada vez maior, o amor da rua.
A rua nasce, como o homem, do soluço,do espasmo. Há suor humano na argamassa do seu calçamento. Cada casa que se ergue é feita do esforço exaustivo de muitos seres.
(BARRETO,J.P.E.C.S.C. (João do Rio). A rua. In: A alma encantadora das ruas. Disponível em <http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/livros_eletronicos/alma_encantadora_das_ruas.pdf>. Acesso em: 23 dez. 21014. Adaptado.)
Quando viaja ao exterior, o brasileiro procura cidades com espaços públicos muito bem estruturados, onde se caminhe por ruas- corredores de calçadas muito bem mantidas e de usos diversificados.
A cidade da segregação , do isolamento, da ausência de serviços públicos e da circulação sem vida – esta cidade não corresponde mais ao sonho contemporâneo.
(Magalhães, S. Reflexão sobre o espírito público na arquitetura contemporânea. Disponível em: <http://iabrj.org.br. Acesso em: 22 dez. 2014.)
A leitura dos textos em evidência que não cabe a penas a um setor, mas a todo cidadão brasileiro, resguardar o espaço público para a própria reafirmação de sua civilidade.
Antes de produzir seu texto, ouça dicas de Redação com professor Alexandre Soares
Considerando essas reflexões, elabore um texto dissertativo-argumentativo, abordando o seguinte tema:
“Preservação do espaço público: um compromisso do cidadão com a sua cidade”.
Veja como usar os elementos de coesão adequadamente
Separamos alguns links úteis para você:
Já pensou em treinar suas redações e tê-las corrigidas por uma equipe sensacional? Cadastre-se no Redação Perfeita e saiba como transformar a sua redação no melhor texto da sua vida!
Encontrou algum erro? Notifique-nos para acertarmos cada vez mais! ?
Comente no nosso post e dê a sua contribuição! Vai ser legal saber o que você pensa sobre esse assunto. ?
Veja outros temas para você treinar
Por Cláudia Jones, redatora do Qconcursos.com e do redação perfeita
Assista ao vídeo abaixo e entenda como funciona o Redação Perfeita.