Prefeitura de Teresina: redação fará a diferença para o candidato.

Início » Blog » Notícias » Prefeitura de Teresina: redação fará a diferença para o candidato.
Por: | 2017-08-17T08:44:23+00:00 17 de junho de 2016|Notícias|

Teresina - Blog RPA prefeitura de Teresina que está com concurso público aberto para diversas vagas terá como uma de suas etapas uma prova de redação.

Na prova, o candidato deverá desenvolver um texto dissertativo a partir de proposta única, sobre assunto de interesse geral. Para a produção textual,  os candidatos deverão usar as normas ortográficas em vigor a partir de 1 de janeiro de 2016, implementadas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.


De acordo com o edital, o texto único será avaliado da seguinte forma:

Conteúdo – até 40 (quarenta) pontos: a) perspectiva adotada no tratamento do tema; b) capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto; c) consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento. 4.1.1 A nota será prejudicada, proporcionalmente, caso ocorra abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações e/ou colagem de textos e de questões apresentados na prova.

Estrutura – até 30 (trinta) pontos: a) respeito ao gênero solicitado; b) progressão textual e encadeamento de ideias; c) articulação de frases e parágrafos (coesão textual).

Expressão – até 30 (trinta) pontos. A avaliação da expressão não será feita de modo estanque ou mecânico, mas sim de acordo com sua estreita correlação com o conteúdo desenvolvido. A avaliação será feita considerando-se: a) desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o cargo/especialidade; b) adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso; c) domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.


Atenção!

Os candidatos deverão ser rigorosos aos limites mínimo de 20 (vinte) linhas e máximo de 30 (trinta) linhas, sob pena de perda dos pontos a serem atribuídos à prova.

A Redação terá caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 50 (cinquenta).

Veja outros temas para você treinar


Dicas do especialista

O professor Arenildo Santos, do portal Qconcursos.com, orienta que “ao fazer uma redação, é importante a leitura prévia do tema e dos textos de apoio, se houver.  O primeiro grande passo é, no rascunho, definir a tese; em seguida, dois ou três argumentos.

O mestre enfatiza que “em se tratando de texto argumentativo, por coerência, os temas têm, em geral, vínculo com a contemporaneidade.  ‘É importante que o candidato se mantenha atualizado com as grandes questões sociais de seu tempo. A leitura de algum grande jornal (ou revista), pelo menos uma vez por semana, é imprescindível’, avalia.

Veja outras dicas do mestre para aprimorar a sua redação


Veja outras informações sobre o concurso

A Prefeitura Municipal de Teresina – PI – está com concurso público aberto para provimento de 90 vagas para os cargos de Técnico de Nível Superior, Analista Tecnológico, Assistente Técnico Administrativo, Assistente Técnico de Infraestrutura e Assistente Técnico de Saúde nos níveis médio e superior. As remunerações são de R$ 930,75 e R$ 3.643.06. Veja outras informações.

Comentários