Parônimos e Homônimos. Cuidado para não mudar o sentido do seu texto.

Início » Blog » Dicas » Parônimos e Homônimos. Cuidado para não mudar o sentido do seu texto.
Por: | 2017-08-17T08:44:25+00:00 08 de junho de 2016|Dicas|

ParonimosPara deixar a sua redação cada vez melhor é necessário que, além de todas as dicas que você tem acompanhado pelo nosso blog, como a cultura da leitura, o treinamento intensivo, entre outros fatores relevantes para uma redação perfeita, conheça o significado das palavras para que possam ser utilizadas de forma correta em seu texto.

Muitas vezes, necessitamos usar alguma palavra que traga o sentido que desejamos em nosso texto, mas acabamos usando outra justamente por ser tão parecida, seja na grafia, seja na pronúncia. E aí, descobrimos que ainda não temos a capacidade de diferenciá-las, provavelmente por não termos nos aprofundado nos estudos dos parônimos e homônimos. Ficou difícil para você? Nunca ouviu falar nessas palavras? Pois bem, eu explico:

Os parônimos são palavras que têm significado distintos, mas apresentam, ou a mesma grafia ou a mesma pronúncia e, por isso, muitas vezes confundimos e acabamos utilizando no texto aquela que dá um sentido completamente o oposto do que queremos.

Vou dar alguns exemplos de parônimos para que você fique por dentro:

Eminente e iminente. Eminente significa nobre, ilustre, alto. Já iminente significa “preste a acontecer”. Sendo assim é fundamental saber distinguir as palavras para não cair no erro de colocar aquela que trará um sentido oposto ao desejado.

Outro exemplo: Comprimento e cumprimento. Comprimento significa tamanho, extensão, grandeza. Cumprimento significa saudação.

Os homônimos são palavras que são palavras que têm a escrita ou pronúncia iguais, mas com sentido diferente.

Manga:

A manga caiu do pé. (essa manga é a fruta)./ A manga da blusa está apertada. (vestuário).

Acender/ Ascender

O rapaz acendeu o fogo./ A secretária ascendeu na empresa. (cresceu, subiu, elevou o nível).

Se você estudar e treinar bem esses casos, tenho certeza de que isso não será problema na sua redação!

Bom treinamento!

Por Cláudia Jones

Veja aqui como estudar Parônimos e Homônimos

 

Comentários