Os sete mandamentos para se fazer a Redação Nota 1000 no ENEM

Início » Blog » Destaque » Os sete mandamentos para se fazer a Redação Nota 1000 no ENEM
Por: | 2018-05-16T17:00:18+00:00 31 de março de 2016|Destaque|


Os-sete-mandamentos-para-se-fazer-a-Redação-Nota-1000-no-ENEMMandamento 1:

Não deixe a alienação dominar.  Leia, com frequência, bons jornais e revistas.  Isso vai lhe dar base e argumentos na hora da redação, até porque o perfil ENEM aborda temas contemporâneos e sociais. Faça isso; você não vai se arrepender.

Mandamento 2:

Não deixe de treinar. Faça pelo menos duas redações por semana acerca de temas atuais.  Nunca fuja do tema.  Uma boa técnica para evitar isso é inserir, no primeiro parágrafo, os tópicos que serão trabalhados nos parágrafos do desenvolvimento.

Mandamento 3:

Não se deixe dominar pela linguagem coloquial.  Fala é fala, escrita é escrita.  A redação do ENEM tem de ser feita em linguagem culta.  Para isso, é preciso que você tenha razoável domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.  É uma questão de disciplina.

Mandamento 4:

Não desrespeite a estrutura.  Tradicionalmente, a proposta é uma dissertação argumentativa em prosa.  Não faça desenhos, não faça versos, evite a linguagem figurada, evite extravasamentos emotivos. Estude mecanismos de coesão, a fim de que seu texto fique objetivo e claro.

Mandamento 5:

Não complique.  Evite vocábulos raros. Seja simples.  A banca vai avaliar a sua capacidade de explanar ideias com lógica, clareza e correção. Evite a primeira pessoa do singular, jamais se dirija ao leitor. Use modalizadores (É certo, não há dúvida, etc.) e selecione bons argumentos.

Mandamento 6:

Não se contente com o óbvio.  Use título. O ideal é que seu texto apresente de quatro a seis parágrafos. No primeiro, coloque o assunto e, se possível, a tese.  Nos intermediários, argumentos que sustentem a tese.  Não simplesmente exponha situações. Sempre problematize a questão temática.

10580810_271488126368393_3969543078311951822_o

Arenildo Santos, professor de Português, Literatura e Redação do site Questões de Concursos

Mandamento 7: 

Não deixe de concluir.  Seja persuasivo, tente convencer o leitor.

Não basta descrever o problema.  Não basta apresentar a solução.  No último parágrafo, tem de haver o “caminho” para a solução, isto é, uma efetiva proposta de intervenção social.

Boa Prova!

Comentários