Os limites entre o humor e o bullying

Início » Blog » Temas de Redações » Os limites entre o humor e o bullying

Os limites entre o humor e o bullying é debatido pela sociedade e gera diversos ângulos de visão. Qual seria a sua proposta de intervenção para esse tema?

Por: | 2018-09-14T14:03:39+00:00 09 de outubro de 2017|Temas de Redações|

os limites entre o humor e o bullyingOs limites entre o humor e o bullying será o tema deste treinamento para a Nota Mil do Enem.

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema acima.

Apresente uma  proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Muitas situações de agressões são encobertas por serem vistas como brincadeiras de criança.

Deve ser considerada uma brincadeira aquela em que todos seus participantes estão se divertindo e aprendendo positivamente algo ao longo da experiência.

À medida que um participante passa por uma situação angustiante, causando nele dor emocional ou física, e sem ter como se defender, a situação deixa de ser uma brincadeira para se tornar uma agressão.

Qualquer forma de exclusão e acusação causa constrangimentos.

Disponível em: https://acaminhodamudanca.wordpress.com/textos-1/infancia/bullying-onde-termina-a-brincadeira-e-comeca-a-agressao

TEXTO II

Separamos alguns itens úteis para ajudar na sua produção textual

  1. http://abr.ai/2yplRur
  2. http://bit.ly/2yZnDiP

Assista aos vídeos com dicas para a Redação do ENEM

Entenda como funciona cada competência

  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa
    Essa é a primeira competência a ser avaliada em seu texto é o domínio da modalidade escrita formal da língua. Aprenda tudo sobre essa competência. Clique aqui
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
    O segundo aspecto a ser avaliado em seu texto é a compreensão da proposta de redação. Aprenda tudo sobre essa competência. Clique aqui
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    O terceiro aspecto a ser avaliado em seu texto é a forma como você, em seu texto, seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista defendido como tese. Aprenda tudo sobre essa competência. Clique aqui
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Os aspectos a serem avaliados nesta quarta competência dizem respeito à estruturação lógica e formal entre as partes da redação. Aprenda tudo sobre essa competência. Clique aqui
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    O quinto aspecto a ser avaliado em seu texto é a apresentação de proposta de intervenção para o problema abordado.

O que leva ao ZERO na redação

A redação receberá nota 0 (zero) se apresentar uma das características a seguir:

– fuga total ao tema;

– não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;

– extensão de até 7 linhas;

– cópia de texto motivador;

– impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;

– parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

– desrespeito aos direitos humanos; e

– folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho

Os temas de redação cobrados no Enem, em todas as edições, são recortes da vida cotidiana retirados dos noticiários. Sendo assim, estar atualizado é um dos fatores cruciais para uma boa produção textual.

As redações do Enem devem ser produzidas de acordo com o conhecimento de mundo do aluno, pois, obrigatoriamente, uma das exigências da prova é que seja dada a opinião de quem escreve. Por isso, o estilo dissertativa – argumentativa.

Argumentar  e defender um ponto de vista sobre determinado assunto o qual o aluno têm conhecimento torna o processo de produção mais fácil. Assim, esse fator aliado às técnicas que devem ser utilizadas de acordo com os critérios de correção baseados em cada competência pode transformar uma ideia em um grande texto, ou seja, numa Redação Nota Mil.

A estrutura das redações do Enem tem critérios diferenciados para cada competência as quais o candidato deve estar familiarizado com elas.

E é isso que propõe a equipe do Redação Perfeita: que você aprenda a fazer o melhor texto da sua vida a cada texto que produzir! Aqui, você vai aprender com nossos especialistas a organizar as suas ideias de maneiras a levar a sua redação à Nota Mil.

Equipe do Redação Perfeita

Assista ao vídeo com as explicações sobre o tema e comece a sua produção textual! Boa redação!

Confira também:

Comentários