O Êxodo de Refugiados para a Europa

Início » Blog » Temas de Redações » O Êxodo de Refugiados para a Europa
Por: | 2017-09-06T12:59:22+00:00 31 de maio de 2017|Temas de Redações|

O Êxodo de Refugiados para a Europa retrata a triste situação de milhares de pessoas que, de uma hora para a outra, veem suas vidas desmoronar diante dos olhos.

São vítimas dos ‘efeitos colaterais’ das guerras civis, religiosas, política. Guerras que movimentam uma corrente que migra em busca de um porto seguro, de um paraíso onde possam ser aceitas como  seres humanos e apenas recomeçar sua história.

Este assunto já foi tema de provas anteriores e, por se mostrarem tão atuais, podem aparecer novamente em sua prova, como novos contextos.

Assista ao vídeo explicativo sobre o tema com nossa professora Rachel Ribeiro e mãos à obra!

Texto Motivador

O Êxodo de Refugiados para a Europa

A Europa vive uma crise migratória de enormes proporções. Guerras, pobreza, repressão política e religiosa são alguns dos motivos que fazem milhares de pessoas saírem de seus países em busca de uma vida melhor no continente europeu.

De acordo com um relatório da ONU, somente neste ano, mais de 220 mil imigrantes teriam chegado à Europa pelo Mediterrâneo. Os principais destinos dos imigrantes são Grécia, França, Itália e Inglaterra.

A travessia clandestina é arriscada: centenas já morreram tentando chegar à Europa.Traficantes de pessoas chegam a cobrar mais de R$ 10 mil por individuo para realizar a viagem pelo mar, em condições precárias. Mesmo em solo europeu, a viagem não termina para os imigrantes, que tentam seguir para a Grã-Bretanha pelo Eurotúnel ou ficam retidos nos países por falta de documentação, correndo risco de deportação.

Além da crise de imigração, alguns países europeus também enfrentam uma crise econômica, como é o caso da Grécia que, sozinha, já recebeu em 2015 cerca de 160 mil imigrantes.

Para fugir de guerras, pobreza, repressão política, repressão religiosa, muitos vêm enfrentando deslocamentos perigosos, fome, frio, além de grandes incertezas sobre o futuro no novo país escolhido.

 Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/entenda-situacao-de-paises-de-onde-saem-milhares-de-imigrantes-europa.html

Faça um texto dissertativo-argumentativo sobre o que se trata no texto acima, respondendo as seguintes perguntas:

– Esse êxodo para a Europa é a solução para esses refugiados?
– Como a Europa pode se adequar a essa nova realidade e evitar um colapso socioeconômico?

” O Êxodo de Refugiados para a Europa”

Veja outros temas para você treinar

Separamos alguns links úteis para ajudar na elaboração da sua dissertação:

  1. http://bit.ly/2soksxl
  2. http://bit.ly/2qBXkPu
  3. http://bit.ly/2mH2sie

Desejamos a você a melhor redação da sua vida!

Que tal conhecer o Redação Perfeita e ter os seus textos corrigidos? Acesse agora mesmo e dê um salto na qualidade das suas redações.

Texto introdutório: Cláudia Jones, do Redação Perfeita

Comentários