Independente ou Independentemente? Quantas vezes ficamos confusos em relação a essas palavras?Em que situação devemos usar cada uma delas?
Independente ou Independentemente? Quantas vezes ficamos confusos em relação a essas palavras, não é mesmo?Em que situação devemos usar cada uma delas?
A primeira distinção que devemos fazer é a classe gramatical. Vejamos:
Independente – É um adjetivo que se associa a um substantivo ou a um termo que tenha valor de substantivo.
Independentemente – É um advérbio que modifica um verbo ou uma oração inteira.
Pronto. Já distinguimos a função e classe de cada palavra. Portanto, devemos usar de acordo com o sentido que queremos passar na frase.
Se empregarmos uma frase que muda o sentido apenas do substantivo, optamos pelo adjetivo independente; se usarmos uma frase que modificará o sentido do verbo ou de toda oração, optamos pelo advérbio independentemente.
Exemplos fáceis
Independente, Maria conseguiu terminar os estudos.
Nesse caso, o termo independente atribui característica ao sujeito, ou seja, Maria é independente e terminou os estudos. Portanto, o adjetivo modificou o sentido apenas do substantivo. O emprego de independente está correto.
Independentemente da escolha dos colegas, Júlio conseguiu se candidatar.
Aqui a expressão “Independentemente da escolha dos colegas” modifica o fato de Júlio ter conseguido se candidatar. Portanto, o advérbio altera o sentido da oração e não apenas do sujeito. O emprego do advérbio independentemente está correto.
Sendo assim, quando precisarmos usar tais palavras, devemos nos lembrar: adjetivo atribui característica e modifica o sentido do substantivo. Então usaremos independente; já o advérbio modifica o sentido de toda a oração ou do verbo. Portanto, usaremos independentemente.
Por Ana Carolina Machado, professora do Redação Perfeita
Edição de Cláudia Jones