Independente ou independentemente

Início » Blog » Dicas » Independente ou independentemente

Independente ou Independentemente? Quantas vezes ficamos confusos em relação a essas palavras?Em que situação devemos usar cada uma delas?

Por: | 2018-02-09T16:12:13+00:00 24 de novembro de 2017|Dicas, Ortografia|

independente ou independentementeIndependente ou Independentemente? Quantas vezes ficamos confusos em relação a essas palavras, não é mesmo?Em que situação devemos usar cada uma delas?

A primeira distinção que devemos fazer é a classe gramatical. Vejamos:

Independente – É um adjetivo que se associa a um substantivo ou a um termo que tenha valor de substantivo.

Independentemente – É um advérbio que modifica um verbo ou uma oração inteira.

Pronto. Já distinguimos a função e classe de cada palavra. Portanto, devemos usar de acordo com o sentido que queremos passar na frase.

Se empregarmos uma frase que muda o sentido apenas do substantivo, optamos pelo adjetivo independente; se usarmos uma frase que modificará o sentido do verbo ou de toda oração, optamos pelo advérbio independentemente.

temas de redação para treinar

Exemplos fáceis

Independente, Maria conseguiu terminar os estudos.

Nesse caso, o termo independente atribui característica ao sujeito, ou seja, Maria é independente e terminou os estudos. Portanto, o adjetivo modificou o sentido apenas do substantivo. O emprego de independente está correto.

Independentemente da escolha dos colegas, Júlio conseguiu se candidatar.

Aqui a expressão “Independentemente da escolha dos colegas” modifica o fato de Júlio ter conseguido se candidatar. Portanto, o advérbio altera o sentido da oração e não apenas do sujeito. O emprego do advérbio independentemente está correto.

Sendo assim, quando precisarmos usar tais palavras, devemos nos lembrar: adjetivo atribui característica e modifica o sentido do substantivo. Então usaremos independente; já o advérbio modifica o sentido de toda a oração ou do verbo. Portanto, usaremos independentemente.

Por Ana Carolina Machado, professora do Redação Perfeita

Edição de Cláudia Jones

Comentários