Fragrante ou flagrante: em quais situações usá-las?

Início » Blog » Dicas » Fragrante ou flagrante: em quais situações usá-las?

Algumas palavras muito parecidas trazem sempre uma duvidazinha é incontestável e notória sobre em quais situações utilizá-la.

Por: | 2017-08-17T08:44:01+00:00 23 de dezembro de 2016|Dicas|

Fragrante ou flagranteA dica da semana vai dar outro exemplo de palavras parônimas! As palavras FRAGRANTE e FLAGRANTE são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas seus significados são diferentes, portanto, são consideradas palavras parônimas, como outras de que já falamos aqui. Lembram-se do “mandato” e “mandado”?

Apesar de estas duas palavras existirem na língua portuguesa e estarem corretas, são usadas em situações diferentes, portanto, cuidado! Vamos aprender quando empregá-las?

Fragrante ou flagrante?

A palavra FRAGRANTE se refere a alguma coisa ou a alguém perfumado, cheiroso, que exala um odor agradável. O adjetivo tem origem na palavra em latim fragrans, devendo assim ser escrito com r.

Exemplos:
Esse enfeite de ervas aromáticas é tão fragrante!
Meu namorado trouxe um buquê de margaridas amarelas fragrantes e vistosas.

Veja outras dicas

A palavra FLAGRANTE se refere a alguma coisa que é incontestável e notória, vista no momento em que está acontecendo. Significa também acalorado, ardente. A palavra “flagrante” pode ainda ser um substantivo comum masculino e é muito usada na expressão “em flagrante”. Esse adjetivo se origina da palavra em latim flagrans, devendo assim ser escrito com l.

Exemplos: 
A menina foi pega em flagrante colando na prova.
A paixão daquelas duas é flagrante!

Viu como agora você não ficará mais em dúvida em qual situação escreverá fragrante ou flagrante?

 Agora só falta colocar em prática e ficar sempre de olho nas dicas aqui do site!! Sua aprovação será flagrante!

Aproveite e treine questões online de Língua Portuguesa pelo Qconcursos.com

Já pensou em treinar suas redações e tê-las corrigidas por uma equipe sensacional? Cadastre-se no Redação Perfeita e saiba como transformar a sua redação no melhor texto da sua vida!

Assista ao vídeo abaixo e entenda como funciona o Redação Perfeita.

Colaborou: Isabelle Curvelo, graduanda em Letras

Comentários