Espiar ou expiar: qual o correto?

Início » Blog » Dicas » Espiar ou expiar: qual o correto?

Saiba que as duas palavras existem, podem ser grafadas e proferidas livremente e estão de acordo com a norma padrão. Mas seus significados não são iguais

Por: | 2017-08-17T08:43:52+00:00 13 de março de 2017|Dicas|

Espiar ou expiarEspiar ou expiar? Mais palavrinhas que têm o mesmo som, a mesma pronúncia, mas a grafia e o significado são diferentes. São conhecidas como palavras homófonas, é o caso de conselho/concelho, aço/asso e espiar/expiar. São dessas últimas duas palavrinhas que vamos tratar aqui.

Temos que saber a circunstância correta para utilizá-las, porque, caso contrário, podemos acabar dizendo algo que não gostaríamos, ou dando um sentido incorreto ao nosso enunciado. Mas como saber qual é o momento certo para o uso de cada uma? É o que vamos descobrir agora!

Treine por meio de ditados incríveis

É importante saber que as duas palavras existem na língua portuguesa, podem ser grafadas e proferidas livremente, e estão de acordo com a norma padrão. Seus significados, porém, assim como suas grafias, não são iguais e todo cuidado é pouco na hora de colocá-las numa redação.

Origens

A palavra espiar tem sua origem no gótico spaíhôn e se refere ao ato de observar discretamente, de dar uma “olhadinha” sem ser percebido ou de espreitar.

O verbo expiar, por sua vez, tem sua origem no latim expiar se refere ao ato de redimir suas faltas, de pagar por seus pecados, de passar por situações difíceis como redenção de um mal ato ou, até mesmo, de cumprir uma pena.

Entendeu a diferença de quando usar Espiar ou expiar? Não dá para usar uma no lugar da outra, né? Humm, ainda ficou na dúvida sobre como usá-las, mesmo com os significados? Então dá uma olhadinha nos exemplos abaixo:

Com a palavra ESPIAR:
Letícia, saia dessa varanda e pare de espiar os vizinhos.
Luana foi espiar as redes sociais dos amigos para ver se descobria algo.
Ei, você, não espie a prova do seu colega!

Com a palavra EXPIAR:
Durante a vida, passamos por muitas provas e expiações para redimir nossos erros.
Pelo crime que cometeu, merece expiar uns 20 anos de pena.
Helena fez o que podia para expiar suas faltas.

Agora não dá mais para errar, não é mesmo? Só não se esqueça de sempre dar aquela espiadinha aqui no site, porque, assim, sua redação nunca será uma expiação! Até a próxima!

Veja 0utras dicas

Já pensou em treinar suas redações e tê-las corrigidas por uma equipe sensacional? Cadastre-se no Redação Perfeita e saiba como transformar a sua redação no melhor texto da sua vida!

Encontrou algum erro? Notifique-nos para acertarmos cada vez mais! ?

Comente no nosso post e dê a sua contribuição! Vai ser legal saber o que você pensa sobre esse assunto. 😉

Cláudia Jones, redatora do Redação Perfeita com a colaboração de Luana Magalhães, graduanda em Letras

Assista ao vídeo abaixo e entenda como funciona o Redação Perfeita.

Comentários