Escola Naval: veja como será cobrada a redação

Início » Blog » Notícias » Escola Naval: veja como será cobrada a redação
Por: | 2017-08-17T08:44:29+00:00 13 de abril de 2016|Notícias|

escola-navalO concurso da Escola Naval (PAEN) para provimento de 36 vagas terá como uma de suas provas uma redação como etapa eliminatória. De acordo com o edital, a Redação terá como propósito verificar a capacidade de expressão escrita do candidato na língua portuguesa e deverá ser escrita em letra cursiva, com ideias claras, coerentes e objetivas, cujo tema versará sobre assunto considerado de importância pela Administração Naval.

O candidato não poderá escrever a redação em letra de imprensa e deverá ter, no mínimo, 20 (vinte) linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 (trinta) linhas.

Um outro fator importante, e que o candidato deverá se atentar, é quanto a qualquer marca identificadora ou assinatura, o que implicará na atribuição de nota zero à mesma. A cada linha não preenchida ou preenchida em excesso, em relação ao número mínimo e máximo de linhas determinado, serão descontados 5 (cinco) pontos por cada linha não preenchida.

O edital ainda especifica que as Redações receberão duas notas, atribuídas por 2 (dois) Membros da Banca, valendo como nota da prova a média aritmética dessas duas notas. Caso as notas atribuídas a uma mesma redação apresentem uma diferença de pontuação maior que 20 (vinte) pontos, esta será submetida à apreciação do Presidente da Banca ou Membro mais experiente presente, para validação, que, caso necessário, atribuirá uma terceira nota, considerando-a então como final.

Aspectos a serem considerados na correção da redação:
a) Estrutura e conteúdo – 50 (cinquenta) pontos, sendo: I) Coesão e coerência – até 30 (trinta) pontos; e II) Título e assunto – até 20 (vinte) pontos.
b) Expressão – até 50 (cinquenta) pontos.

Serão considerados eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 50 (cinquenta), numa escala de 0 (zero) a 100 (cem) em qualquer prova escrita ou nota inferior a 50 (cinquenta) na Redação.

Comentários