Equilíbrio emocional na hora da redação pode parecer frescura,não é? Mas, preste atenção, pois você vai ver o quanto é necessário.
Muito se fala sobre equilíbrio emocional, mas poucos os que sabem como lidar com esta questão. O equilíbrio emocional, vai muito além do trato com outras pessoas e o comportamento no meio social.
É uma ligação direta com todos os nossos sentimentos e toda a resposta que damos – externa e interna – aos conflitos existentes, que podem ser de várias origens.
A nossa saúde, física e mental, é resultado da boa administração que fazemos dos nossos sentimentos. Logo, precisamos ter uma relação honesta conosco para que de fato saibamos o que nos aflige e então, poder tratar. Chega de auto-boicote!
Quando falamos de estudo, provas, resultados, vamos de novo trazer a necessidade do equilíbrio emocional. Para que o sucesso nessas atividades seja alcançado, é preciso concentração e tranquilidade.
Dessa forma, os conceitos aprendidos conseguem vir à tona e o desenvolvimento do trabalho não passará de um mero exercício. Tudo é causa e consequência.
Portanto, na hora de fazer a redação, é importante ter em mente duas etapas: primeiro: que você tenha estudado os os conteúdos que garantirão o bom desenvolvimento do tema, as regras gramaticais, de ortografia, enfim, todos os pontos que garantam o subsídio necessário para um desempenho nota 10.
Depois desta primeira etapa “técnica”, passamos para a comportamental. No momento do desenvolvimento de sua redação, respire fundo e pense no tema. Pense nas possibilidades de abordagem daquele assunto.
Depois, organize no canto do papel, as palavras chaves que devem fazer parte do seu texto. Em seguida, esquematize o tópico para o início, meio e fim de sua redação. Desta forma, você já terá segurança em começar, pois já se preparou para o momento. O equilíbrio está justamente aí: preparação.
Só me desestabilizo quando não estou preparado, quando estou inseguro e, se reúno as condições básicas que uma determinada situação exige, espanto todos os fantasmas e sou capaz de ultrapassar qualquer barreira.
Então, aprenda a manter o equilíbrio emocional na hora da redação e se dê bem!
Simplifique! Sua mente agradece!
- Aprenda a fazer uma Redação Perfeita
- Veja aulas e questões de Português
- Questões comentadas de Português
- 10 passos para aprimorar sua redação com Professor Arenildo
Por Renata Xisto, psicóloga do Redação Perfeita