Direitos Humanos e diversidade Cultural

Início » Blog » Temas de Redações » Direitos Humanos e diversidade Cultural
Por: | 2017-10-11T16:07:09+00:00 29 de agosto de 2016|Temas de Provas Anteriores, Temas de Redações|

Direitos Humanos e Diversidade CulturalA equipe do Redação Perfeita apresenta mais uma proposta para você manter o treinamento ativo e dissertar sobre um assunto bastante atual que foi tema da prova de 2015 do CNMP para o cargo de Técnico – Administração, de nível médio, organizado pela FCC.

 

Gosta de ditados? Divirta-se com nossos e aprenda aquelas palavrinhas difíceis!

Textos de Apoio

Texto  1:

“A preocupação com a garantia dos direitos humanos no plano  internacional é extremamente recente, surgindo como resposta as autoridades cometidas durante a Segunda guerra Mundial. desde a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1984), a questão da proteção a tais direitos alcançou um caráter supranacional.

No entanto, mesmo com toda a questão da proteção dada ao tema na atualidade, são muitos os casos de violações no mundo inteiro, refletindo a complexidade presente na busca pela emancipação da pessoa humana’.

(adaptado de: Silva, Saulo Medeiros da Costa. disponível em: jus.com.br)

Texto 2:

” O conceito de direitos humanos universais é uma ideia unificadora, algo que torna cada um de nós importante( pouco importa onde vivamos e a que país pertençamos), algo que podemos todos partilhar(apesar da diversidade dos sistemas jurídicos dos nossos respectivos países).

E, no entanto, o tema dos direitos humanos, frequentemente, degenera em campo de batalha no qual se defrontam diversas crenças e reinvindicações. Tais oposições têm por vezes sido consideradas “choques de civilizações” ou “batalhas de culturas”.

Os partidários e os adversários dos direitos humanos, frequentemente, utilizam argumentos culturais baseados nas tradições e nas crenças existentes em determinada sociedade.

Mas, existirão efetivamente diferenças irredutíveis entre as tradições culturais e as crenças políticas no mundo: é verdade que há dissenções no mundo, mas as linhas de divergência não coincidem com a sfronteiras nacionais, nem com a grande dicotomia entre o Oriente e o Ocidente.

Isto, aplica-se tanto às tradições do passado quanto às prioridades e às aspirações atuais”.

(Adaptado de : SEN, Amartya. Disponível em: dhnet.org.br)

Considerando as ideias contidas em ! e II acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo posicionando-se a respeito do tema: Direitos Humanos e diversidade cultural.

Separamos alguns links úteis para ajudar na elaboração da sua dissertação:

 

Já pensou em treinar suas redações e tê-las corrigidas por uma equipe sensacional? Cadastre-se no Redação Perfeita e saiba como transformar a sua redação no melhor texto da sua vida!

Encontrou algum erro? Notifique-nos para acertarmos cada vez mais! ?

Comente no nosso post e dê a sua contribuição! Vai ser legal saber o que você pensa sobre esse assunto. ?

Por Cláudia Jones, redatora do Qconcursos.com e do redação perfeita

Assista ao vídeo abaixo e entenda como funciona o Redação Perfeita.

Comentários