Descubra o Erro na Música #7- Eu nasci, há dez mil anos atrás – Raul Seixas

Início » Blog » Dicas » Erro na música » Descubra o Erro na Música #7- Eu nasci, há dez mil anos atrás – Raul Seixas

Eu nasci, há dez mil anos atrás” – todo mundo conhece essa música! Raul eternizou a letra e não há ninguém que não entoe a canção junto com o som do rádio

Por: | 2017-12-18T11:37:52+00:00 12 de janeiro de 2017|Erro na música|

Eu nasci, há dez mil anos atrásEu nasci, há dez mil anos atrás” – todo mundo conhece essa música, né? Raul Seixas eternizou a letra de Paulo Coelho e não há ninguém que não entoe a canção junto com o som do rádio.

O que nem todo mundo tem conhecimento é que Paulo Coelho usou da licença poética nessa letra. Vamos descobrir como? Então fica ligado!

A frase tão emblemática dessa música histórica é, e nem todo mundo sabe, redundante. Como assim? Calma, a gente explica! O problema é que as palavrinhas e ATRÁS, veja de novo: eu nasci, há dez mil anos atrás, não combinam! Ou se usa uma ou se usa a outra… As duas juntas não dá! Acabamos repetindo uma ideia que já havia sido passada.

Contexto

Quando se usa o verbo haver, no sentido de tempo decorrido, a ideia de passado já está absolutamente clara, visível. Sendo assim, não é necessária a posposição de nenhuma palavra de reforço. Deu para entender?

Se Raul cantasse “Eu nasci, há dez mil anos”, o ouvinte já saberia – pelo verbo haver, que indica tempo decorrido – que a ação ocorreu no passado. Então, usar a palavra atrás se torna, desnecessário. É como dizer, por exemplo, ”subir para cima” ou “descer para baixo“. Esse vício de linguagem é chamado de pleonasmo.

Licença Poética tem vez

Apesar de sabermos que a maneira correta não é a que está na letra, cantar do jeitinho que a gente conhece é muito mais gostoso, né? Isso é a licença poética. Ela é utilizada para deixar a música mais melódica não é de hoje… Acho que isso acontece há dez mil anos!

E ai? Gostou da dica? Então não demora todo esse tempo para voltar e fica ligado, temos mais dicas aqui! 😉

Aproveite e treine para escrever direitinho nas suas redações e tirar a nota máxima. Pratique muito, pois somente com o treinamento é que você conseguirá chegar à Perfeição!

Conheça o Redação Perfeita e aprenda técnicas para fazer a melhor redação da sua vida!

Assista ao vídeo abaixo e entenda como funciona o Redação Perfeita.

O Redação Perfeita disponibiliza as ferramentas necessárias além de grandes mestres que vão ajudar você a transformar-se em um aluno experiente em Redação.

Quer tirar nota máxima na redação? Clique aqui e comece agora mesmo!

O Redação Perfeita deseja a você a melhor prova da sua vida!

Cláudia Jones redatora do Redação Perfeita com a colaboração de Luana Magalhães, graduanda em Letras

Comentários