Descubra o Erro na Música #1 – Fernando e Sorocaba: “O que ‘cê’ vai fazer”

Início » Blog » Dicas » Erro na música » Descubra o Erro na Música #1 – Fernando e Sorocaba: “O que ‘cê’ vai fazer”
Por: | 2017-12-18T11:40:47+00:00 06 de outubro de 2016|Erro na música|

descubra-o-erro-1Já aconteceu de você estar escutando sua música preferida e, de repente, um verso soar estranho? Ué, será que está errado?  Será que o compositor não sabe que não é assim? Calma, eles sabem, sim!

Mas por que os autores não utilizaram a norma culta da Língua Portuguesa?
A resposta é bem simples. Em diversos contextos, a utilização da norma não culta é

aceita, e um exemplo desses contextos é na construção de músicas. Às vezes para facilitar a rima, outras para melhorar a sonoridade, os autores optam por desviar da gramática normativa e transgredir algumas regrinhas. Você já não se pegou pensando que é muito mais gostoso cantar a música com o errinho? Ela não fica mais fácil de encaixar na melodia? Os compositores também acham!

Esse processo, quando de maneira consciente, recebe o nome de licença poética. Mas isso não quer dizer que todo o erro seja considerado licença poética. Para se encaixar nesse conceito, é necessário que os autores da canção (do poema, do texto ou de qualquer outro veículo de escrita) afirmem conhecer a maneira mais adequada à situação formal de uso, e reconheçam ter sido uma opção.

Pensando nisso, resolvemos explicar pra você a maneira correta, segunda a norma culta, de cantar inúmeras músicas com essa famosa licença poética.
Hoje, vamos destacamos um trecho da música da dupla Fernando e Sorocaba: “O que ‘cê’ vai fazer”

“As razões que me impedem de estar com você
Vai além de te amar, vai além do querer
Vai saber, vai saber”

E aí? Descobriu qual é o erro da música de hoje?

Se você percebeu que a concordância verbal aqui não está correta, parabéns! É isso mesmo!
Temos, no trecho, uma oração subordinada adjetiva restritiva (“que me impedem de estar com você”), que afasta o núcleo do sujeito de seu predicado. Vamos tirar essa oração para facilitar a visualização:

As razões vai além de te amar, vai além do querer.
Nesse caso, o sujeito está na 3ª pessoa do plural, então o verbo deve acompanhar essa conjugação. Assim, a oração correta seria:
As razões vão além de te amar, vão além do querer.

Viu só? Provavelmente, Fernando e Sorocaba acharam que cantar a música desse jeito seria mais fácil e mais sonoro! Por isso, lembre-se: antes de dizer que uma música está errada, pense sempre na possibilidade de uma adequação musical muito bem pensada e arquitetada!

Legais essas informações, né? O que não faltam são músicas para a gente analisar! Fique de olho aqui no nosso blog porque toda semana tem uma nova música para você!

Aprenda tudo para que o seu texto saia sempre perfeito em suas provas! Treine pelo Redação Perfeita!

Você gosta de ditados? Então, divirta-se com nossos ditados e aprenda aquelas palavrinhas difíceis!

Colaborou: Luana Magalhães, graduanda em Letras

Comentários