Concurso do Hemocentro – DF: veja os critérios da prova discursiva

Início » Blog » Notícias » Concurso do Hemocentro – DF: veja os critérios da prova discursiva
Por: | 2017-08-17T08:43:58+00:00 09 de janeiro de 2017|Notícias|

blog-redacao-perfeita-hemocentro-dfaO concurso do Hemocentro – DF tem como uma de suas etapas um prova discursiva que será aplicada no mesmo dia, turno. Tudo isso dentro dos prazos de duração previstos para a realização da prova objetiva de cada cargo/especialidade.

O valor da prova será pontuação máxima igual a 10,00 (dez) pontos e consistirá na elaboração de texto dissertativo e(ou) descritivo. A extensão mínima de 20 (vinte) linhas e máxima de 40 (quarenta) linhas, com base em tema formulado pela Banca Examinadora, primando pela clarezaprecisão, consistência e concisão.

Antes de produzir seu texto, ouça dicas de Redação com professor Alexandre Soares

Para o cargo de Analista de Atividades do Hemocentro, a prova discursiva terá o objetivo de avaliar os conhecimentos específicos, pertinentes a cada especialidade, constantes do conteúdo programático. E, ainda, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

Já para o cargo de Técnico de Atividades do Hemocentro, a prova discursiva avaliará, basedo em temas selecionados a partir dos conhecimentos básicos do conteúdo programático, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

Veja como usar os elementos de coesão adequadamente

O candidato receberá nota zero na prova discursiva em casos de fuga ao tema, de haver texto com quantidade inferior a 20 (vinte) linhas, de não haver texto ou de identificação em local indevido.

Treine por meio de ditados incríveis

 No texto avaliado, a adequação ao tema, a argumentação, a coerência e a elaboração crítica, totalizarão a pontuação relativa ao domínio do conhecimento específico (DCE), assim distribuídos:

a)Tema / Texto (TX), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Serão verificadas a adequação ao tema (pertinência ao tema proposto), a adequação à proposta (pertinência quanto ao gênero proposto) e a organização textual;

b)Argumentação (AR), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Serão verificadas a especificação do tema, o conhecimento do assunto. Também a seleção de ideias distribuídas de forma lógica, concatenadas e sem fragmentação e a apresentação de informações fatos e opiniões pertinentes ao tema, com articulação e consistência de raciocínio, sem contradição, estabelecendo um diálogo contemporâneo;

c) Coerência Argumentativa (CA), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Será verificada a coerência argumentativa (seleção e ordenação de argumentos; relações de implicação ou de adequação entre premissas e as conclusões que dela se tiram ou entre afirmações e as consequências que delas decorrem);

d) Elaboração Crítica (EC), pontuação máxima igual a 2,5 (dois vírgula cinco) pontos. Serão verificadas a elaboração de proposta de intervenção relacionada ao tema abordado e a pertinência dos argumentos selecionados fundamentados em informações de apoio, estabelecendo relações lógicas, que visem propor valores e conceitos.

Veja temas de redações para seu treinamento

A avaliação do domínio da modalidade escrita da língua portuguesa totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos como acentuação, grafia, pontuação, concordância, regência, morfossintaxe, propriedade vocabular e translineação.

Comentários