Como usar os porquês?

Início » Blog » Dicas » Como usar os porquês?
Por: | 2017-08-17T08:44:25+00:00 02 de junho de 2016|Dicas|

Como usar os porquêsComo usar os “porquês”? No meio da sua redação, você descobre que precisa usar a palavra “por que“… A palavra “porque”… A palavra “porquê”… A palavra “por quê“…

OOOPSSS, uma confusão danada e você empacado justamente nesse ponto da sua redação.

Esse, de fato, é um assunto muito discutido e que traz diversas dúvidas. Mas, com um resuminho básico, você verá como ficará mais fácil de assimilar:

“São quatro os tipos: porque (junto e sem acento), por quê (separado e com acento), porquê (junto e com acento) e por que (separado e sem acento).

Porque

 O “porque” será usado quando puder ser substituído por “pois”, ou seja, quando tiver função explicativa na oração.

Por quê

O “por quê” será usado em final de frases interrogativas e exclamativas. Então, se vier uma interrogação (?) ou uma exclamação (!), o que vem antes é um “por quê”.

Porquê

O “porquê” é o único que pode ser concordado no plural. Além disso, é aquele que se comporta como substantivo na presença de um artigo antecedente.

Acompanhe um super ditado para você treinar as palavras

Por que

Olha só, sobrou apenas um! Se os outros três porquês não se encaixarem na situação, pode confiar que o “por que” é o certo. Você vai perceber que ele aparecerá no início e no meio das interrogativas na maioria das vezes, mas, também, pode aparecer em afirmativas.

Agora que você já sabe como usar os porquês, não tem por que não acertar! (olha o “por que” aí!)

Porém, não abra mão de treinar sempre! Pois não há algo melhor do que um bom treinamento sobre o tema para que isso não aconteça na hora da sua prova!

A ideia é treinar bastantes questões sobre esse assunto, pois elas lhe darão um embasamento para saber qual dos “porquês” você deverá usar na hora.

Encontrou algum erro? Notifique-nos para acertarmos cada vez mais! ?

Veja 0utras dicas

Já pensou em treinar suas redações e tê-las corrigidas por uma equipe sensacional? Cadastre-se no Redação Perfeita e saiba como transformar a sua redação no melhor texto da sua vida!

Assista ao vídeo abaixo e entenda como funciona o Redação Perfeita

Cláudia Jones, jornalista e redatora do portal Qconcursos.com com a colaboração de Luana Magalhães, graduanda em Letras

Comentários