Um texto bem escrito é aquele em que os conectivos foram usados adequadamente. Vamos ensinar a como usar os elementos de coesão de forma correta
Como é bom ler uma redação na qual a clareza é parte integrante e, para isso, temos de saber como usar os elementos de coesão corretamente.
Um texto bem escrito é aquele em que os elementos de coesão foram usados adequadamente.
Temas de Redação das edições anteriores do ENEM
Os elementos conectivos, normalmente conjunções, pronomes e advérbios são capazes de trazer articulação ao texto, deixando-o harmônico e com encadeamento das ideias.
Assim, uma mensagem clara é primordial para a sua compreensão.
Existem muitos termos de coesão que podem e devem ser usados para enriquecer a sua redação.
Veja o Manual de Sobrevivência para a hora da redação
Para que você vá bem munido para sua prova e saiba como usar os elementos de coesão, vamos apresentar-lhe uma listinha de conectivos para que lance mão na hora da sua produção textual e os empregue corretamente.
1- Quando você quiser dar ideia de acréscimo, use os conectivos de adição como, por exemplo: ‘além disso’, ‘ também’, ‘e’, ‘nem’, ‘não só’ , ‘mas também’, ‘bem como’…
2- Se quiser passar a ideia de mudança, alternância: ‘ou…ou’, ‘quer…quer’, ‘seja…seja’.
3- Caso precise justificar uma ocorrência: ‘porque’, ‘já que’, ‘visto que’, ‘graças a’, ’em virtude de’.
Quando usar os pronomes Esse e Este?
4- Para fazer um desfecho de uma determinada ideia, use os conectivos de conclusão como: ‘logo’, ‘portanto’, ‘pois’.
5- Você pode estabelecer uma hipótese, uma condição usando os seguintes conectivos: ‘se’, ‘caso’, ‘desde que’, ‘eventualmente’, ‘a não ser que’, ‘a menos que’.
6- Para comparar alguém ou alguma coisa, lance mão dos conectivos de comparação: ‘como’, ‘assim como‘.
Brancos e demora na redação tem solução
7- Agora, se você quiser passar a ideia de ‘estar de acordo’, é importante usar os conectivos de conformidade como: ‘conforme’, ‘segundo’, ‘de acordo com’…
8- Para exprimir uma ideia de consequência: ‘com efeito’, ‘tão’, ‘assim’, ‘consequentemente’, ‘tanto’, ‘de modo que’, ‘de forma que’, ‘de maneira que’…
9- Explicar um determinado fato ficará mais fácil se utilizar os conectivos: ‘pois’, ‘a saber’, ‘isto é’, ‘por exemplo’, ‘porquanto’…
10- Expressar uma ideia de objetivo, intenção, é muito fácil! Utilize um conectivo de finalidade. Exemplos: ‘para que’, ‘a fim de que’, ‘para’ (+ verbo no infinitivo).
Aprenda a usar a vírgula corretamente
11- Ao apresentar uma ideia oposta, os conectivos de oposição a serem usados são: ‘mas’, ‘porém’, ‘entretanto’, ’embora‘, ‘mesmo que’, ‘apesar de’ (+ verbo no infinitivo).
12- Caso queira utilizar a ideia de proporção, use as conjunções que indicam intensidade: Exemplos: ‘à medida que’, ‘à proporção que‘, ‘quanto mais’, ‘quanto menos’.
13- Já para determinar uma ideia temporal, os conectivos a serem usados são: ‘quando’, ‘logo que‘, ‘assim que’, ‘toda vez que’, ‘enquanto’.
Agora que você já sabe como usar os elementos de coesão corretamente, mãos à obra e treine bastante até o seu grande dia!
10 dicas de como usar os numerais na redação!
Por: Cláudia Jones, redatora do portal Qconcursos.com e Redação Perfeita
Esta é a hora de intensificar o treinamento para que a sua seja: Redação Enem Nota 1000.
O Redação Perfeita disponibiliza as ferramentas necessárias além de grandes mestres que vão ajudar você a transformar-se em um aluno experiente em Redação.
Quer tirar nota máxima na redação? Comece agora!
A equipe do Redação Perfeita deseja a você a melhor prova da sua vida!
Confira também: