A aplicação da redação será junto à da prova objetiva na cidade de Natal-RN, com previsão para o dia 10/12/2017, no período matutino
A redação do concurso TRT 21 , que abrange o estado do Rio Grande do Norte, será aplicada para os candidatos ao cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária.
A equipe do Redação Perfeita estudou o edital e trouxe os pontos principais para você produzir seu texto em cima das exigências da banca.
Nesta prova, o candidato deverá desenvolver um texto dissertativo a partir de uma única proposta, sobre assunto de interesse geral.
Assista ao vídeo com dicas sobre a redação do concurso TRT 21 com a professora Ana Machado
Critérios de Avaliação
Conteúdo– até 40 (quarenta) pontos:
- perspectiva adotada no tratamento do tema;
- capacidade de análise e senso crítico em relação ao tema proposto;
- consistência dos argumentos, clareza e coerência no seu encadeamento.
A nota será prejudicada, proporcionalmente, caso ocorra abordagem tangencial, parcial ou diluída em meio a divagações e/ou colagem de textos e de questões apresentados na prova.
Estrutura – até 30 (trinta) pontos:
- respeito ao gênero solicitado;
- progressão textual e encadeamento de ideias;
- articulação de frases e parágrafos (coesão textual).Expressão – até 30 (trinta) pontos:desempenho linguístico de acordo com o nível de conhecimento exigido para o Cargo/Área;
- adequação do nível de linguagem adotado à produção proposta e coerência no uso; domínio da norma culta formal, com atenção aos seguintes itens: estrutura sintática de orações e períodos, elementos coesivos; concordância verbal e nominal; pontuação; regência verbal e nominal; emprego de pronomes; flexão verbal e nominal; uso de tempos e modos verbais; grafia e acentuação.
A avaliação da expressão não será feita de modo estanque ou mecânico, mas sim de acordo com sua estreita correlação com o conteúdo desenvolvido.
A Redação do concurso TRT 21 terá caráter eliminatório e classificatório e será avaliada na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos, considerando-se habilitado o candidato que nela obtiver nota igual ou superior a 60 (sessenta).
Será atribuída nota ZERO à Prova Discursiva – Redação que:
- fugir à modalidade de texto solicitada e/ou ao tema proposto;
- apresentar texto sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos) ou qualquer fragmento de texto escrito fora do local apropriado;
- for assinada fora do local apropriado;
- apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
- estiver em branco;
- apresentar letra ilegível e/ou incompreensível
A aplicação da prova objetiva e da redação será na cidade de Natal-RN, com previsão para o dia 10/12/2017, no período matutino.