Como se dar bem na redação do concurso Abin 2018

Início » Blog » Notícias » Como se dar bem na redação do concurso Abin 2018

A redação do concurso Abin 2018, que está autorizado, é uma das etapas fundamentais. Aliás, uma fase que pode definir a nota do candidato

Por: | 2017-12-07T16:11:59+00:00 07 de dezembro de 2017|Notícias|

A redação do concurso Abin 2018, que está autorizado, é uma das etapas fundamentais. Aliás, uma fase que pode definir a nota do candidato que almeja o cargo dos seus sonhos.

O último concurso da Abin foi em 2010 e, na época, a discursiva teve valo de 100 pontos e consistiu de uma redação dissertativa com temas referentes às especialidades.

Para o cargo de nível médio de escolaridade o tema foi acerca da necessidade de se priorizar o investimento em educação no Brasil.

O candidato ao cargo de Agente Técnico de Inteligência – Área de Administração deveria discorrer sobre os seguintes pontos:

  • situação da educação no Brasil;
  • melhoria da qualidade do ensino público;
  • papel da educação no desenvolvimento econômico do país

Critérios da redação

De acordo com a equipe do Redação Perfeita,  o candidato deve ter uma visão de mundo ampla para abordar argumentos. Além disso, devem ser oferecidos nos texto exemplos inovadores e que não estejam fundamentados em ideias clichês do senso comum.

Além disso, a parte gramatical também é colocada em foco e o aluno deve evitar deslizes ou erros gramaticais.

Atenção aos pontos essenciais para a boa redação da Abin

  • a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 10,00 pontos;
  • a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando‐se aspectos tais como: ortografia, morfossintaxe e propriedade vocabular;
  • será computado o número total de linhas (TL) efetivamente escritas pelo candidato;
  • será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima de linhas estabelecida no subitem 10.1 deste edital;
  • será calculada, então, para cada candidato, a nota na prova discursiva (NP3), como sendo NP3 = NC − NE/TL;
  • se NP3 < 0, então considerar‐se‐á NP3 = 0.

Veja os cursos disponíveis no site Redação Perfeita para o concurso da Abin

Dicas de professores para uma boa redação

Leia muito – Prof. Carlos André

A leitura é indispensável, visto que ajuda a aumentar o repertório sociocultural.

É desse leque de referências que o concursando lançará mão na hora de selecionar os fatos e opiniões a serem mobilizados para a produção textual.

Quanto mais organizada e legitimada por conhecimentos relevantes for a argumentação, maiores são as chances de alcançar notas altas.

Identificar a sua ideia do tema –  Camila Faro

Escrever é um junção de técnica e criatividade. Ao elaborar sua redação, é importante que o candidato, primeiramente, identifique sua ideia principal a respeito do tema proposto.

Treinar temas anteriores- Arenildo Santos

Observar temas de concursos anteriores ajuda muito.  O ideal é que o candidato faça redações sobre alguns desses temas e que as submeta à apreciação de algum professor.  Ler e escrever são “faces de uma mesma moeda”.

Comentários