Como se dar bem na redação da Embasa

Início » Blog » Notícias » Como se dar bem na redação da Embasa

Os candidatos serão avaliados também por umaredação com valor máximo de 30 pontos e se constituirá de uma questão sobre o conteúdo específico do Edital

Por: | 2017-08-17T08:43:51+00:00 17 de março de 2017|Notícias|

blog-redacao-perfeita_embasa-2017Os candidatos ao concurso da Empresa Baiana de Águas – EMBASA serão avaliados também por uma Prova Discursiva e se constituirá de um tema que será fornecido no momento da prova.

O valor máximo de 30 (trinta) pontos de caráter Eliminatório e Classificatório. Exceto para os cargos de Agente Operacional Operador de Processos de Água e de Esgoto.

A primeira coisa para a prender a como se dar bem na redação do concurso da Embasa  é ler minuciosamente o edital e entender as regras. Mas, fique tranquilo que nós já entendemos o edital e trouxemos as partes mais importantes para que você se atente e treine em cima do que que é exigido no critério de correção.

Antes de produzir seu texto, ouça dicas de Redação com professor Alexandre Soares

Para as funções de Agente Administrativo e Assistente de Laboratório a Prova Discursiva terá valor máximo de 30 (trinta) pontos e se constituirá de um tema que será fornecido no momento da prova, devendo conter o mínimo de 20 linhas e o máximo de 30 linhas, observando os critérios estabelecidos abaixo:

Correção formal

  1. Ortografia / Acentuação / Propriedade Vocabular – 6 pontos
  2. Morfossintaxe –  6 pontos
  3. Pontuação / Elementos de Coesão – 6 pontos

Total de Pontos: 18

Correção de conteúdo

  1. Desenvolvimento do Tema / Tipologia Textual / Coerência Textual – 6 pontos
  2. Seleção de Argumentos / Construção da Argumentação – 6 pontos

Total de Pontos: 12

Veja como usar os elementos de coesão adequadamente

Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado e/ou que tiver extensão inferior ao mínimo de 20 (vinte) linhas ou ultrapassar a extensão máxima de 30 (trinta) linhas.

Para as funções de Técnico Operacional – Edificações, Técnico em Eletromecânica, Analista de Tecnologia da Informação (Desenvolvimento), Contador/Analista de Gestão (Ciências Contábeis), Engenheiro (Engenharia Civil/Produção Civil), Engenheiro (Engenharia Sanitária/Sanitária Ambiental) e Engenheiro (Engenharia Elétrica) a Prova Discursiva terá valor máximo de 30 (trinta) pontos e se constituirá de uma questão sobre o conteúdo específico constante do Edital.

No Caderno de Questões estarão definidas as quantidades máximas de linhas para a questão discursiva, e serão observados os critérios de correção estabelecidos abaixo:

Critérios de Correção

  1. ESTRUTURA: o conteúdo apresentado pelo(a) candidato(a) deve ser um texto predominantemente dissertativo-argumentativo, devendo constituir-se deum conjunto articulado de ideias relacionadas ao tema proposto. (08 pontos)
  2. CONTEÚDO: análise das ideias fundamentais do texto observando a fidelidade ao tema proposto; consistência e relevância argumentativa;progressão temática; e senso crítico do(a) candidato(a). (14 pontos)
  3. EXPRESSÃO: atenção máxima à contribuição ideativa do(a) candidato(a), avaliando, ao mesmo tempo, a sua adequação vocabular ao tema e a fidelidade ao registro culto da língua portuguesa. (08 pontos)

Total de Pontos: 30

Veja temas de provas anteriores para você treinar

Será atribuída nota zero à Prova Discursiva:

  1.  em branco;
  2. cujo conteúdo versar sobre tema diverso do estabelecido;
  3. que fuja da tipologia, tema e proposta da Prova Discursiva;
  4. considerada ilegível ou desenvolvida em forma de desenhos, números, versos, com espaçamento excessivo entre letras, palavras e parágrafos, bem como em códigos alheios à língua portuguesa escrita, ou em idioma diverso do Português;
  5. que não for redigida com caneta de tinta azul ou preta;
  6. cujo texto seja, no todo ou em parte, cópia, transcrição ou plágio de outro autor;
  7. que apresentar qualquer escrita, sinal, marca ou símbolo que possibilite a identificação do(a) candidato(a).

Veja dicas sensacionais de ortografia

A Prova Discursiva terá cunho eliminatório e classificatório, sendo eliminados(as) do Concurso Público os(a) candidatos(as) que não perfizerem o mínimo de 18 (dezoito) pontos.

A equipe do Redação Perfeita preparou cursos especiais e fará a correção das redações que forem enviadas pelos alunos inscritos no curso de redação. Aproveite e aprenda técnicas para fazer a melhor redação da sua vida!

O Redação Perfeita disponibiliza as ferramentas necessárias além de grandes mestres que vão ajudar você a transformar-se em um aluno experiente em Redação.

Quer tirar nota máxima na redação? Clique aqui e comece agora mesmo!

O Redação Perfeita deseja a você a melhor prova da sua vida!

Comentários