Como organizar a redação? Veja como é fácil

Início » Blog » Artigos » Como organizar a redação? Veja como é fácil

Criamos um pequeno guia sobre como se deve esquematizar a redação e o que colocar em cada parte. Lápis e papel em mão e coloque em prática as dicas

Por: | 2017-08-17T08:44:15+00:00 05 de agosto de 2016|Artigos|

Como organizar a redaçãoComo organizar a redação? Essa é uma dúvida de muitos!

Para fazer uma boa redação, coesa, coerente, bem estruturada, sem desvios desnecessários e digna de nota máxima, é importante que se saiba como a redação deve ser organizada.

Veja aqui o Manual de Sobrevivência de Redação

Mas, então, como organizar a redação?

Calma, foi pensando nisso, criamos um pequeno guia sobre como você deve esquematizar sua redação e o que pode colocar em cada parte.

Como planejar a redação

Assim, fica muito mais fácil não se perder na hora de escrever:

Introdução

Comece com a introdução, apresentando o tema e como você tratará dele. Evite dar aquela enrolada básica, mais conhecida como encher linguiça – seja objetivo.

É bem visto que uma tese seja exposta e que ela possa direcionar a leitura do resto do texto e deixar clara a sua linha de raciocínio.

Desenvolvimento

Agora é a hora de você expor seus argumentos, defender a sua tese e apresentar ideias que a justifiquem, de forma consistente.

Essa parte é crucial para a sua redação, portanto, apresente suas ideias de forma clara e compreensível, para que o leitor compreenda seu ponto de vista.

Lembre-se de que a sua redação tem o intuito de convencer os seus leitores, portanto, capriche nos seus argumentos!

Uma dica interessante é deixar um parágrafo para cada argumento, assim fica mais fácil abordá-los mais profundamente e não se confundir na hora de defender sua tese.

Conclusão

Agora vem uma parte muito importante: a conclusão! É a hora de retomar as ideias expostas na introdução, aliadas aos principais argumentos usados por você ao longo do texto para resumir e fechar o debate.

Mas não se esqueça: se a redação que estiver fazendo for a do Enem, uma proposta de intervenção deve ser apresentada na conclusão, ou seja, uma solução viável e bem explicada deve ser selecionada para as questões discutidas no texto.

Uma dica importante é não cair no senso comum: pense numa solução realmente inovadora e disserte sobre como ela pode ser colocada em prática.

Pronto, a redação está pronta! Agora que você já sabe como organizar a redação, é só praticar bastante e sempre dar uma olhadinha aqui no blog para mais dicas como essa.

Assim, você fica cada vez mais próximo de uma redação perfeita!

Esta é a hora de intensificar o treinamento para que a sua Redação do Enem seja Nota Mil.

O Redação Perfeita disponibiliza as ferramentas necessárias além de grandes mestres que vão ajudar você a transformar-se em um aluno experiente em Redação.

Quer tirar nota máxima na redação? Comece agora!

A equipe do Redação Perfeita deseja a você a melhor prova da sua vida!

Colaborou: Luana Magalhães, graduanda em Letras

Comentários