Afim ou a fim: qual está correto?

Início » Blog » Dicas » Afim ou a fim: qual está correto?

Afim ou a fim? Em que situações devemos utilizar uma ou outra forma e como deixar de confundir as devidas aplicações dos termos

Por: | 2018-09-14T14:01:55+00:00 23 de maio de 2017|Dicas, Ortografia|

Afim ou a fimAfim ou a fim? Em que situações devemos utilizar uma ou outra forma e como deixar de confundir as devidas aplicações dos termos? Essa é uma dúvida bastante recorrente e, por isso, não é raro nos depararmos com equívocos envolvendo essas duas expressões.

Vamos elucidar de que maneira se deve fazer o uso correto das duas formas e, ao fim deste texto, esperamos ter resolvido todas as incertezas acerca deste assunto.

Afim, escrito junto, é um adjetivo e isso já nos dá uma dica valiosíssima a respeito de seu uso correto, pois indica que essa palavra estará atrelada a um substantivo (esteja este expresso na frase ou não).

É muito importante saber que afim possui forma no plural (afins), sendo esta bastante comum, e tem o sentido principal de afinidade, podendo também indicar semelhança e proximidade.

Exemplos de Afim

Vamos aos exemplos para que você possa entender melhor:

a) Aquele era um casal muito incomum porque estavam sempre muito bem apesar de não possuírem ideias ‘afins’.

Neste exemplo, queremos dizer que o casal não tinha afinidade de ideias, não tinham ideias semelhantes e, mesmo assim, estavam sempre bem.

b) A reunião de fim de ano da empresa causou certa revolta nos funcionários porque a diretoria convidou apenas os empregados do alto escalão e pessoas afins.

Temos aqui o adjetivo ‘afim’ no sentido de proximidade, já que foram convidadas as pessoas próximas àquelas que compõem o alto escalão da empresa.

c) A banda realizou um show restrito, apenas para amigos e ‘afins’.

Este exemplo é interessante por tratar-se de uma frase em que o substantivo ao qual o adjetivo se refere não está expresso na oração. O trecho “(…) para amigos e afins” poderia ser reescrito da seguinte forma “(…) para amigos e pessoas ‘afins’”.

Exemplos de a fim de

Tendo esclarecido o uso de afim escrito junto, vamos à locução prepositiva ‘a fim’ de ( este termo sempre será seguido da preposição ‘de’, sendo assim uma locução prepositiva), que indica principalmente finalidade, mas também pode indicar vontade e interesse. Vamos aos exemplos:

a) Claudia trabalhava em dois empregos ‘a fim de’ proporcionar o melhor para seus filhos.

Aqui, ‘a fim de’ tem o sentido de finalidade e pode até ser substituído pela preposição para sem alterações na correção gramatical da frase (Claudia trabalhava em dois empregos para proporcionar o melhor para seus filhos).

b) Nesse friozinho, eu estava muito ‘a fim’ de beber um vinho tinto.

Temos no caso acima a locução na acepção de vontade, de desejo, pois, como estava frio, deu vontade de beber um vinho tinto.

c) Apesar de ela não perceber, era notório que o Messias estava ‘a fim’ da Helena.

Neste exemplo, temos uma expressão que é muito utilizada em contextos mais informais, porém não dá para ignorar seu uso e maciço registro de casos em que a locução prepositiva ‘a fim de’ é utilizada para indicar interesse (no caso do exemplo, Messias estava interessado em Helena).

Esperamos que depois das explicações e exemplos a fim de eliminar todas as dúvidas, seu domínio sobre esta questão possa ser pleno. Seria também uma honra para nós se você indicasse este artigo para seus amigos e ‘afins’.

Colaborou Rodrigo Teixeira, professor de Língua Portuguesa

Veja 0utras dicas

Já pensou em treinar suas redações e tê-las corrigidas por uma equipe sensacional? Cadastre-se no Redação Perfeita e saiba como transformar a sua redação no melhor texto da sua vida!

Encontrou algum erro? Notifique-nos para acertarmos cada vez mais! ?

Comente no nosso post e dê a sua contribuição! Vai ser legal saber o que você pensa sobre esse assunto. ?

Ah, e não se esqueça de compartilha o nossos post com seus amigos!

Rodrigo Teixeira, professor do Redação Perfeita.

Assista ao vídeo abaixo e entenda como funciona o Redação Perfeita.

Confira também:

Comentários