Acento ou assento: como se livrar da dúvida?

Início » Blog » Dicas » Acento ou assento: como se livrar da dúvida?

São muitos os exemplos de palavras parônimas (que têm grafia e sons parecidos, porém significados distintos) e o mesmo ocorre no caso dessas palavras

Por: | 2018-09-14T15:44:01+00:00 27 de março de 2017|Dicas, Ortografia|

acento ou assentoAcento ou assento? Será que há uma forma correta e outra errada? As duas palavras estão corretas? Vamos analisar e aprender de uma vez o que distingue um vocábulo do outro.

São muitos os exemplos de palavras parônimas em nossa língua (que têm grafia e sons parecidos, porém significados distintos) e o mesmo ocorre no caso das palavras acento e assento. Sendo assim, já vou adiantar que este não é um caso de nos perguntarmos se uma das formas está correta – as duas estão –, mas de averiguar em que contexto podemos utilizá-las com correção.

Quando utilizar cada uma

Na verdade, essa é uma questão muito simples. Acento, escrita com ‘cê’, é o sinal gráfico que utilizamos para representar certas inflexões fônicas em algumas sílabas. Por exemplo, para marcarmos a antepenúltima sílaba tônica de toda palavra proparoxítona, ora utilizamos o acento agudo (´), ora o acento circunflexo (^).

Já a palavra assento, escrita com dois esses, está diretamente relacionada ao ato de sentar e designa exatamente isso: o lugar onde sentamos.

Viram como é fácil diferenciar? Basta que percebamos a enorme diferença dos contextos em que acento e assento são utilizadas para que deixemos de confundir uma com a outra.

Quer uma dica para não errar mesmo a aplicação dessas palavras? Lembre-se dos verbos assentar (com esse, cujo sentido é o de fazer sentar-se, assentar-se, sentar) e acentuar, com cê (que significa, em sua acepção principal, empregar acento).

Continue firme na sua preparação!

Veja 0utras dicas

Já pensou em treinar suas redações e tê-las corrigidas por uma equipe sensacional? Cadastre-se no Redação Perfeita e saiba como transformar a sua redação no melhor texto da sua vida!

Encontrou algum erro? Notifique-nos para acertarmos cada vez mais! ?

Comente no nosso post e dê a sua contribuição! Vai ser legal saber o que você pensa sobre esse assunto. ?

Ah, e não se esqueça de compartilha o nossos post com seus amigos!

Rodrigo Teixeira, professor do Redação Perfeita.

Assista ao vídeo abaixo e entenda como funciona o Redação Perfeita.

Confira também:

Comentários