Redação para DPE-DF
Analista de Apoio à Assistência Judiciária

Da prova discursiva
A Redação para DPE-DF é uma das etapas imprescindíveis do concurso. A instituição publicou certame com oferta de 60 vagas para o cargo de Analista de Apoio à Assistência Judiciária. Ótima oportunidade para quem deseja ingressar no funcionalismo público!
A banca selecionada foi o CESPE – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção. Tal organizadora divide seus critérios em três competências: Nota do conteúdo, Número de erros e Número total de linhas escritas.
No critério de Nota do conteúdo são analisados os argumentos. Sendo assim, abordar ideias inovadoras e que estejam de acordo com o tema proposto pela banca é muito importante.
Já o critério de Número de erros elenca os desvios de cunho gramatical que são cometidos ao longo da redação. Dessa forma, respeitar a norma culta garante que pontos não sejam perdidos. A avaliação envolve três tipos de deslizes: grafia, morfossintaxe e propriedade vocabular.
Por último há a o critério de Número total de linhas escritas. A banca enumera quantas linhas o candidato conseguiu escrever. Lembrando que o máximo permitido é de 30 linhas.
A nota máxima é de 20 pontos. O candidato que conseguir nota igual ou superior a 10 estará classificado nessa etapa.
Não sabe como começar? Relaxe. O Redação Perfeita é o apoio ideal para a construção do texto dissertativo!
Critérios da Redação
- a apresentação e a estrutura textuais e o desenvolvimento do tema totalizarão a nota relativa ao domínio do conteúdo (NC), cuja pontuação máxima será limitada ao valor de 20,00 pontos;
- a avaliação do domínio da modalidade escrita totalizará o número de erros (NE) do candidato, considerando-se aspectos tais como: grafia, morfossintaxe, propriedade vocabular;
- será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado ou que ultrapassar a extensão máxima de linhas estabelecida no subitem deste edital;
- será calculada, então, para cada candidato, a nota na prova discursiva (NPD), por meio da seguinte fórmula: NPD = NC – 2 × (NE ÷ TL), em que em que TL corresponde ao número de linhas efetivamente escritas pelo candidato;
- será atribuída nota zero ao texto que obtiver NPD inferior a zero.
Sobre o curso de Redação
No Redação Perfeita você terá acesso a videoaulas com os conteúdos essenciais acerca do texto dissertativo e da língua portuguesa. Além disso, as correções são detalhadas e realizadas por profissionais especialistas em concursos públicos. Os temas estão de acordo com os critérios do edital e com a especificidade da banca.
*O professor tem o prazo de 10 dias para efetuar correção após a entrega do arquivo.
Cursos Relacionados
-
Redação para
DPE-ROAnalista Judiciário